domingo, 4 de maio de 2014

Para ti, Mãe

Hoje podia escrever um testamento, mas existem coisas que não precisam de muitas palavras para que possam ter significado. Hoje é o Dia da Mãe e ainda não sei o significado que isso tem na primeira pessoa, mas é um desejo que não me abandona.
O Dia da Mãe é todos os dias, é um clichê que se torna tão real se pensarmos de fato que não há um dia que a mãe deixa de ser mãe e de se preocupar, de mandar e-mails ou ligar quando estamos longe,  Full-time job.
Vai fazer amanhã 2 anos que deixei o meu país para viver numa realidade completamente diferente a todos os níveis. Muita gente me diz "não tenho a tua coragem" e eu penso se terá sido coragem ou vontade de realmente mudar algo na minha vida, abraçar o sonho de conhecer o Mundo, novas culturas, de fugir à rotina.
Tenho férias e por vezes não vou ao meu país, vou conhecer sítios que não poderia conhecer se não tivesse esta profissão e isso não significa que não tenha saudades do meu país e sobretudo da minha família. 
Para a minha mãe, sou filha única e tenho nela sobretudo uma amiga, o meu pilar. Admiro-a por tudo o que viveu, pela coragem, frontalidade... Tem um temperamento forte e muitas vezes nos desentendemos, mas é sobretudo à minha mãe que devo aquilo a que todos chamam de "coragem". 
Tive o mimo digno de uma filha única, mas cresci para ser independente, para lutar pelos meus sonhos, para ser forte, mas nunca esquecer o lugar a que pertenço e aqueles que me ajudaram sempre a ser quem sou hoje. Eu não seria "Eu" se não fosse por ela, por ter sido sempre a melhor mãe, a melhor amiga que alguma vez podia ter. Conto-lhe tudo, sim, até os pormenores mais íntimos e ela ouve como mãe e amiga. Se um dia for mãe, quero ser como ela, porque apesar de no início ter discordado de muitas coisas que fiz na vida, inclusive a minha mudança para o Qatar, sempre me apoiou incondicionalmente. 
Não existem palavras para explicar o quanto te amo Mãe, apenas que te amo. 
Feliz dia, hoje e todos os demais dias do ano em que és a minha heroína, o meu exemplo e a minha força.

Nota: estas palavras estendem-se à minha única avó, que é para mim um exemplo de força e que sempre me deu um amor a dobrar (ela sabe o que quero dizer)