terça-feira, 21 de abril de 2009

Correio Feminino #2

O descanso não é um luxo, é uma necessidade. A maior parte das pessoas acha que uma mãe, enquanto tem filhos pequenos, nunca pode repousar porque tem que estar permanentemente ao lado deles. É verdade. Mas é verdade também que a mãe realizará melhor o seu trabalho se puder desfrutar de vez em quando de umas verdadeiras férias. Pois mães e filhos se cansam mutuamente: vigiar e ser vigiado é relação que fatiga um pouco os nervos... Não é verdade que certas cozinheiras perdem o apetite porque estão sempre cozinhando? Pois medite nisso...
Não basta ter dinheiro. É preciso saber comprar. E não basta saber comprar... É preciso saber usar.
Um vestido, por mais bonito que seja, usado fora da ocasião não enfeita. Pelo contrário. Um penteado "rico" pode ficar simplesmente "deslocado" se acompanhar um traje esporte, você sabe disso - e sabe que dinheiro gasto no cabeleireiro será dinheiro perdido.
A verdade é que a gente se sente mesmo bem é quando se sente - "apropriada", adequada.
(...)
Você sabe se divertir? Pois até devia haver cursos para isso. Para muita gente, divertir-se significa fazer passar o tempo ou matar o tempo. Há outros que se divertem com a maior seriedade e, ao menor contratempo, reagem ofendidos. Há os que se divertem bocejando... Há os que têm medo de achar graça. Há os que levam para o divertimento uma tensão quase explosiva. Parece que o curso de divertir-se é uma necessidade. Mas curso divertido, é claro.
Clarice Lispector

excerto do texto original

Sem comentários: