quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Emília Galotti

Agora posso dizer, voltei ao teatro!
Apesar da atribulação e falta de tempo, consegui reunir 10 pessoas para assistir à estreia de Emília Galotti, melhor dizendo 9, além de mim!
Gostei muito da peça e senti que já estou na fase de voltar a apreciar isto realmente...
Aqui fica o"doce".
"Do mesmo modo, e apesar das explicações apresentadas, não podemos evitar questionar o valor de um suicídio virtual ou homicídio invocado em prol da preservação da virgindade.
(...)
Para além das cegueiras e da própria obscuridade dos comportamentos das suas personagens, esse movimento faz reinar uma impiedosa lucidez. No fim de contas, todos jogam às claras.
A razão ensina‑nos que várias podem ser as vias seguidas pelo destino mas que o
fim é apenas um e nada interessa o ponto de partida daquilo que é inevitável.
A mesma razão te aconselhará a morrer, se possível, do modo que te agradar, se não, do modo que for viável, isto é, a aproveitar a forma de suicídio que as circunstâncias te depararem. Se é imoral viver impetuosamente, morrer num ímpeto, pelo contrário, é admirável!
"
Lúcio Aneu Séneca
Cartas a Lucílio. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. p. 271

domingo, 18 de outubro de 2009

Quando me amei de verdade:

Ministério das Finanças, Dezembro 2008

... compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exacto. E, então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome, auto-estima.

... pude perceber que a minha angústia, o meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou a ir contra as minhas verdades.
Hoje sei que isso é ser autêntico.

... parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo a isso amadurecimento.

... comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é respeito.

... comecei a livrar-me de tudo que não fosse saudável…pessoas, tarefas, crenças, tudo e qualquer coisa que me colocasse para baixo. De início, a minha razão chamou a essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama amor-próprio.

... deixei de temer um tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projectos
megalómanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é simplicidade.

... desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei muito menos vezes.
Hoje descobri a humildade.

... desisti de reviver o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, mantenho-me no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é plenitude.

... percebi que a minha mente me pode atormentar e decepcionar-me. Mas quando eu a coloco ao serviço do meu coração, ela torna-se uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é saber viver.

texto de Kim e Alison McMillen adaptado

Ainda tenho de subir algumas escadas para lá chegar, mas hei-de ser forte.

sábado, 10 de outubro de 2009

Seu Jorge


Porque há dias que marcam uma viragem este pode ser considerado um desses dias na minha vida...
Eis que este dia me deu que pensar vários dias antes, não fosse eu ter a sensação que independentemente daquilo que tivesse já planeado, este dia ia ser de opções que mudavam completamente o rumo dos acontecimentos.
Planos para dia 10 já tinha há mais de um mês... bilhetes comprados para um espectáculo e alguma impaciência em preencher os 3 lugares em falta...
Quando numa bela noite da semana anterior, estava eu a tentar resolver essa questão e a minha amiga Fer me diz, "Ah, nesse dia não! Vou com o meu pai ver Seu Jorge!". Bem, eu não sei que cara pus, mas foi algo entre o desânimo e a ânsia, já minha, de também ir.
Até àquele momento não sabia sequer que Seu Jorge cá vinha, mas já andava desde a última vez que cá esteve na Casa da Música a dar um concerto que toda a gente gabou, a desejar muito vê-lo.
Nessa mesma noite, sem ainda saber o que faria com aqueles 3 bilhetes, decidi ligar para a Fnac e reservar 2 bilhetes antes que esgotasse.
Nos dias seguintes tentei resolver as 2 questões, levantar os bilhetes na Fnac, que não foi fácil pois obrigou-me a ir lá uma segunda vez (pois na primeira eles não conseguiam levantar reservas) e devolver os outros 3 bilhetes que tinha, que embora me tenha pesado o acto, acabou por ser um gesto de compreensão do S. que me tirou o "peso da consciência".
Dia 10 chega, não sem antes passar por um grave crise de consciência e emocional no dia anterior, que me deu para uma sexta-feira à noite de pura introspecção e avaliação daquilo que tinha feito nos últimos anos.
Sábado acordei decidida a ganhar coragem e assumir a responsabilidade dos meus actos anteriores sabendo que isso poderia causar uma ruptura definitiva com aquela pessoa e com uma parte da minha história. Assumi o meu erro e pedi ajuda, mas em vez de ouvir recriminações, tive toda a compreensão possível.
Depois apenas entretive o tempo e a cabeça com afazeres domésticos até à hora do concerto. Jantei tranquilamente no japonês com a minha mãe e fui ter com os meus restantes "companheiros" de concerto que me fizeram rir logo à chegada!
Sim, posso dizer que me sentia feliz naquele momento, que o meu sorriso era sincero, que brinquei, que cantei e que dancei muito no concerto... que terminou (antes do encore) com a música dele que mais ouço "Tive razão"... e tive de perceber que o destino não poderia ser mais adequado naquele momento, a letra serviu-me na perfeição:

"Tive razão
Posso falar
Não foi legal, não pegou bem
Que vontade de chorar, dói
Em pensar que ela não vem, só dói
Mas pra mim tá tranquilo, eu vou zoar
O clima é de partida,
Vou dar sequência na minha vida
E de bobeira é que eu não estou,
E você sabe como é que é, eu vou
Mas poderei voltar quando você quiser!"

Eu sei que neste dia mudei completamente o meu rumo, quebrei uma base importante, assumi que iria viver uma nova fase e que teria de me adaptar da melhor forma a ela...sei que não tive outra alternativa e que pelo menos me sorvi desta forma, com uma resposta para tudo aquilo que não tinha capacidade de entender até então, por isso também sei, que se um dia voltar, eu já não serei mais a mesma!
Até sempre!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Emptiness

Hoje acordei com a sensação de ter perdido alguma coisa durante o sono, algo que acaba por não ser nada em concreto, mas que ao longo da manhã continua a deixar-me a sensação de vazio naquele espaço ocupado apenas pela "sensação". Como uma mancha que se alastra, a sensação cresce e torna tudo cru e sem sal, incluindo o próprio sorriso. Recordo-me por isso, de ter falado no início da semana com uma pessoa que por vários motivos marcou a minha vida e de ele me dizer que passou várias vezes em frente a minha casa no pouco tempo que cá esteve e que um dia não aguentou e tocou à campainha! Tocou na campainha certa, mas nesse preciso instante, ficou na dúvida e tocou em todas. Eu estava em casa e recordo-me perfeitamente do dia em que mais uma vez pensei "Lá estão os gajos da Meo a chatear outra vez!". O meu visor desliga-se automaticamente assim que a pessoa toca noutra campainha e não senti curiosidade em ver de novo. E ele foi... sentindo-se ridículo por ter lá ido... eu fiquei... sentindo que um dia vai ser bom ser surpreendida dessa forma! A verdade é que o tempo não pára e já lá vão mais de 10 anos... mas a sensação, que não é amor, mantém-se, a vontade de ver, de falar, de estar! Nunca ninguém me deixou uma sensação tão avassaladora e de paixão como esta pessoa que já fez tantas "loucuras" para me ver, diversas vezes... Eu sou uma mulher que adora isso! Gosto da paixão que é colocada em cada loucura cometida, gosto dessa vontade que é mais forte do que a razão... gosto daquilo que me transmitem estes, apenas e só, momentos perdidos no tempo. Talvez não seja esta a razão do vazio, do bocado perdido, mas é ela também uma situação cheia de intenção e vazia de realização... assim como todos os dias passados ao lado de outra pessoa, a partilhar bons e maus momentos ao ponto de desejar ter uma vida ao lado dela... e no final apenas saber que durante muito desse tempo, essa pessoa amava alguém que sempre esteve do outro lado da linha, do outro lado do ecrã, do outro lado do mundo, alguém que ouvia aquela palavra mágica que eu sempre quis ouvir " Amo-te"!
Às vezes não importa aquilo que damos a alguém, não importa a presença em todos os momentos, não importa os sorrisos que oferecemos e fizemos esboçar, as lágrimas que derramamos, não importa que tenhamos abdicado de tantas coisas em prol do incerto, pois o que continua a valer são os momentos que ficaram guardados num lugar especial do coração enquanto ele tinha espaço para alguma coisa.
Porque no fundo, o vazio é tudo aquilo que fica, quando a esperança se vai embora e quando já não temos espaço para mais nada, além daquilo que tivemos até aquele momento.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A minha mãe sempre disse que eu seria um bom actor...

"É melhor ficar com a Tereza ou ficar sozinho?
Não há forma de se verificar qual das decisões é melhor por porque não há comparação possível. Tudo se vive imediatamente pela primeira vez sem preparação. Como se um actor entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que vale a vida se o primeiro ensaio da vida é já a própria vida?"
Excerto de «a insustentável leveza do ser» de Milan Kundera