E foi com esta bolsa da Qatar Airways que tudo começou. Não estaria neste momento a fazer escala em Milão e com destino final em Doha, se não tivesse recebido esta bolsa no Verão passado.
Graças a ti F. a curiosidade pela melhor companhia aérea do Mundo cresceu e candidatei-me às vagas para Cabin Crew em Outubro. Obrigada!
Não voltei a pensar nisso até Fevereiro quando a Qatar me enviou um e-mail para ir ao Open Day no Porto.
Lá fui tirar as fotos que pediam, preparei o CV em Inglês e por curiosidade fui ao Open Day.
Sempre pensei que não ia passar as fases de selecção até porque, confesso, a curiosidade era maior do que a vontade de ir.
A apresentação da Companhia vem com todas as restrições do dia-a-dia e a consciência plena que se trata de um país árabe (com todas s restrições que isso implica)
Pois bem, o número "27" foi chamado ata à última etapa! A partir dali era aguardar pelo veredito final durante algumas semanas.
E chegou, 5 semanas depois, com resposta positiva, depois de algumas exigências e da minha teimosia em levar isto até ao fim.
Por essa altura, já estava devidamente informada e sentia que de alguma forma isto me estava destinado.
Fase 2: exames médicos. Outra etapa complicada, com alguns percalços e muita persistência.
E finalmente a resposta em forma de "Get ready, your life is about to change"
3 semanas para passar o trabalho, reuniões, comprar roupa, tratar de documentos e alterações, fazer malas, pensar no que posso trazer e especialmente naquilo que não posso trazer.
De repente estou de malas feitas, deixo a casa onde vivi nos últimos 5 anos e embora a saudade de tudo e de todos seja grande, a vida é feita de desafios!
Ficar na zona de conforto é muito mais fácil do que largar tudo e mergulhar no desconhecido. Mas enfim, esta sou eu, a aventureira!!
E assim começa uma nova fase da minha vida, viagem do Porto para Milão, num Embraer da PGA com turistas brasileiros e em que eu em pé, tocava com a cabeça no teto.
Em Milão, check in de novo, almoço rápido e espera pela próxima partida até ao destino final: Doha.
Enquanto aguardava, lia o texto que e minha sister me tinha escrito e sentia já algumas saudades de casa e daquilo que deixei, mas tive plena consciência que a minha opção foi "mudar de vida" e não voltaria a trás, por isso, senti-me em paz.
No avião percebo que vou ficar ao lado de um árabe e rodeada de outras tantos! Fiquei apreensiva, apenas e só pelo cheiro peculiar do homem que estava mesmo ao meu lado, mas a viagem correu bem e ele foi inclusivamente muito prestativo nas pequenas coisas que eu não consegui fazer à primeira. LOL
Chegada a Doha, o calor foi a primeira coisa que senti, depois entrei no aeroporto e numa imensa sala da imigração tudo em tons claros, com homens usando o seu "thoub". Sem margem para dúvidas, entrei numa outra realidade.
Nenhum dos oficiais de imigração tinha outra roupa e a verdade é que para minha enorme surpresa, fiquei estupefacta por ter olhado para alguns e achá-los mesmo muito bonitos, especialmente o que me atendeu. Confesso que não estava à espera!! Acho que fiquei uns segundos especada a pensar nisso, até que ele me repetiu pela segunda vez para me colocar na posição da foto para verificação do passaporte.
Na verdade, esta foi apenas a primeira vez em que fiquei a pensar nas diferenças.
Imensas mulheres vestidas de negro da cabeça aos pés, inclusive a rapariga que nos levaria a casa mais tarde, ignorando os 32ºC que faziam lá fora às 23h30.
"Welcome to Hell... and Summer heat hasn't arrived yet!" Nem sei bem o que pensar disto e da descrição do dia em que ela de saltos sentiu o sapato enterrar-se no alcatrão tal era o calor!
Quando cheguei à minha nova casa, onde viverei com uma Mexicana e uma indiana sentia-me exausta.
Fui tomar um duche e apercebi-me tive outro momento "Welcome to Doha! The city where there's no such thing as cold water during summer" e ainda não é Verão.
Deitei-me às 3h da manhã, não sem antes ouvir a cântico que chama os muçulmanos para orarem na mesquita a essa mesma hora.
----
Acordo às 5h da manhã com a obra em frente a minha casa... tento adormecer de novo e acordo às 9h.
Confesso que a visão em frente ao meu prédio não é das melhores, mas esta obra faz-me lembrar Portugal. Um trabalha e os outros 3 ficam a olhar no meio daquela poeira...
Depois de conhecer as minhas companheiras de casa, fui ao shopping comprar bens essenciais com uma das minhas novas colegas de turma.
O meu primeiro almoço foi no Nando's (City Center Shopping), que como o cartaz indica se intitula português, mas como se pode ver na foto, a comida não parece nem sabe ao "meu país".
Depois de devidamente alimentada, lá fomos ao Carrefour, onde fui assediada por um árabe que queria a toda a força namorar comigo porque, segundo ele, " you are very nice and beautiful". Até que chega a derradeira questão "You don't wanna date me because I'm an Arab or because I'm not handsome?!" I just said "No, it's just because I don't want to, now leave me alone."
E aprendi a lição, tapar bem os braços pode evitar maiores problemas, embora estivesse de T-Shirt.
Depois de horas nas compras e de ter encontrado já um motorista "particular", estava na hora de descansar.
Os próximos 2 meses não vão ser fáceis.