domingo, 6 de maio de 2012

New Life



E foi com esta bolsa da Qatar Airways que tudo começou. Não estaria neste momento a fazer escala em Milão e com destino final em Doha, se não tivesse recebido esta bolsa no Verão passado.
Graças a ti F. a curiosidade pela melhor companhia aérea do Mundo cresceu e candidatei-me às vagas para Cabin Crew em Outubro. Obrigada!

Não voltei a pensar nisso até Fevereiro quando a Qatar me enviou um e-mail para ir ao Open Day no Porto.
Lá fui tirar as fotos que pediam, preparei o CV em Inglês e por curiosidade fui ao Open Day. 
Sempre pensei que não ia passar as fases de selecção até porque, confesso, a curiosidade era maior do que a vontade de ir. 
A apresentação da Companhia vem com todas as restrições do dia-a-dia e a consciência plena que se trata de um país árabe (com todas s restrições que isso implica)
Pois bem, o número "27" foi chamado ata à última etapa! A partir dali era aguardar pelo veredito final durante algumas semanas.
E chegou, 5 semanas depois, com resposta positiva, depois de algumas exigências e da minha teimosia em levar isto até ao fim.
Por essa altura, já estava devidamente informada e sentia que de alguma forma isto me estava destinado.
Fase 2: exames médicos. Outra etapa complicada, com alguns percalços e muita persistência.

E finalmente a resposta em forma de "Get ready, your life is about to change"
3 semanas para passar o trabalho, reuniões, comprar roupa, tratar de documentos e alterações, fazer malas, pensar no que posso trazer e especialmente naquilo que não posso trazer.
De repente estou de malas feitas, deixo a casa onde vivi nos últimos 5 anos e embora a saudade de tudo e de todos seja grande, a vida é feita de desafios!
Ficar na zona de conforto é muito mais fácil do que largar tudo e mergulhar no desconhecido. Mas enfim, esta sou eu, a aventureira!!


E assim começa uma nova fase da minha vida, viagem do Porto para Milão, num Embraer da PGA com turistas brasileiros e em que eu em pé, tocava com a cabeça no teto.


Em Milão, check in de novo, almoço rápido e espera pela próxima partida até ao destino final: Doha.



Enquanto aguardava, lia o texto que e minha sister me tinha escrito e sentia já algumas saudades de casa e daquilo que deixei, mas tive plena consciência que a minha opção foi "mudar de vida" e não voltaria a trás, por isso, senti-me em paz.
No avião percebo que vou ficar ao lado de um árabe e rodeada de outras tantos! Fiquei apreensiva, apenas e só pelo cheiro peculiar do homem que estava mesmo ao meu lado, mas a viagem correu bem e ele foi inclusivamente muito prestativo nas pequenas coisas que eu não consegui fazer à primeira. LOL

Chegada a Doha, o calor foi a primeira coisa que senti, depois entrei no aeroporto e numa imensa sala da imigração tudo em tons claros, com homens usando o seu "thoub". Sem margem para dúvidas, entrei numa outra realidade.
Nenhum dos oficiais de imigração tinha outra roupa e a verdade é que para minha enorme surpresa, fiquei estupefacta por ter olhado para alguns e achá-los mesmo muito bonitos, especialmente o que me atendeu. Confesso que não estava à espera!! Acho que fiquei uns segundos especada a pensar nisso, até que ele me repetiu pela segunda vez para me colocar na posição da foto para verificação do passaporte.
Na verdade, esta foi apenas a primeira vez em que fiquei a pensar nas diferenças.

Imensas mulheres vestidas de negro da cabeça aos pés, inclusive a rapariga que nos levaria a casa mais tarde, ignorando os 32ºC que faziam lá fora às 23h30.

"Welcome to Hell... and Summer  heat hasn't arrived yet!" Nem sei bem o que pensar disto e da descrição do dia em que ela de saltos sentiu o sapato enterrar-se no alcatrão tal era o calor! 

Quando cheguei à minha nova casa, onde viverei com uma Mexicana e uma indiana sentia-me exausta.

Fui tomar um duche e apercebi-me tive outro momento "Welcome to Doha! The city where there's no such thing as cold water during summer" e ainda não é Verão.

Deitei-me às 3h da manhã, não sem antes ouvir a cântico que chama os muçulmanos para orarem na mesquita a essa mesma hora.

----

Acordo às 5h da manhã com a obra em frente a minha casa... tento adormecer de novo e acordo às 9h. 

Confesso que a visão em frente ao meu prédio não é das melhores, mas esta obra faz-me lembrar Portugal. Um trabalha e os outros 3 ficam a olhar no meio daquela poeira...

Depois de conhecer as minhas companheiras de casa, fui ao shopping comprar bens essenciais com uma das minhas novas colegas de turma.

 


O meu primeiro almoço foi no Nando's (City Center Shopping), que como o cartaz indica se intitula português, mas como se pode ver na foto, a comida não parece nem sabe ao "meu país".

Depois de devidamente alimentada, lá fomos ao Carrefour, onde fui assediada por um árabe que queria a toda a força namorar comigo porque, segundo ele, " you are very nice and beautiful". Até que chega a derradeira questão "You don't wanna date me because I'm an Arab or because I'm not handsome?!" I just said "No, it's just because I don't want to, now leave me alone." 
E aprendi a lição, tapar bem os braços pode evitar maiores problemas, embora estivesse de T-Shirt.


Depois de horas nas compras e de ter encontrado já um motorista "particular", estava na hora de descansar.

Os próximos 2 meses não vão ser fáceis. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Diana!

Que bom receber notícias tuas!!!

Começaste com o pé direito!!! ;)

Vai correr tudo bem!!!

Mtos bjns, e p.f. não deixes de nos dar notícias por aqui ...!!!
Dani

Lou Salomé disse...

Minha querida,
Depois de ler o teu comentário acho que comecei com os 2 pés inchados!! :-(
Ainda agora cheguei e já estive de baixa 2 dias! Mas já estou ótima de novo e amanhã regresso aos treinos!
Ainda não pude andar pela cidade como queria, pois estive de repouso, mas oportunidades não vão faltar.
Obrigada pelo carinho. Vou postando assim que tiver mais news :)
Muitos beijos

Anónimo disse...

Querida Di,

Tenho vindo aqui todos os dias de fugida, para saber notícias tuas!!!

Ainda bem que já estás óptima e que regressas aos treinos amanhã!!!

Assim também deu para descansares mais um pouco, não é verdade? ;)

Muita força e mta energia positiva!!! É só o que eu te posso mandar!!!
E mtos bjns!!!

Tenho a certeza que vais ser mto feliz na tua vida nova!!!

Vai postando que eu vou estando atenta do lado de cá!!!

Mtos bjns!!!
Dani