terça-feira, 29 de maio de 2012

Not addicted anymore


E uma das coisas boas da mudança de vida foi o fim da dependência do telemóvel! Fica sempre em casa!!
Bem sei que o intuito do telemóvel é estarmos sempre contactáveis, mas durante este periodo de treino (2 meses), decidi dar-lhe férias.
A verdade é que tem sido tão fácil que já não me sinto tão desejosa de comprar o meu iPhone 4S! :)
Isto passa-me, bem sei!!
Para já, posso garantir que o efeito é benéfico.

Outra coisa curiosa e relacionada com os telemóveis... Noutro dia ao apagar alguns números de telefone dou por mim a chegar a um "DOH". Pois bem, DOH é o código do aeroporto de Doha, cidade que me calhou em destino. DOH foi também o diminutivo que usei no meu telefone, durante 2 anos, para alguém que fez parte da minha vida durante 7 anos, alguém que amei, que guardo no meu coração e na minha memória e que por coincidência quis personalizar o oposto do quadro que me apaixonou e que deixei na minha sala, "Angel of Hell", tornando-se no meu "Devil Of Heaven", DOH.
Já não pensava nele há algum tempo, não me lembrava sequer desta sigla, mas lembrar, fez-me sorrir. 
Por várias razões, nunca mais nos cruzamos, mas o que me resta na memória e no coração são bons momentos, uma profunda gratidão pelos sorrisos roubados, pelos inúmeras coisas partilhadas, pela paciência infinita e pela força. Do fundo do meu coração, só desejo que ele esteja feliz, como eu estou. 
De alguma forma ele escreveu o meu destino e fiquei surpreendentemente feliz com isso!
Nem todas as lembranças são boas, não podemos ter a mesma sensação em relação a todas as pessoas que passam na nossa vida, existem algumas que só desejávamos que apagassem o nosso número de telefone e nunca mais voltassem a importunar, mas felizmente essas são a minoria.
Desta vez, foi muito bom lembrar e perceber a coincidência! 
Sem querer, há uns anos atrás, alguém traçou na areia um caminho que o destino não apagou...



Firefighter for a "Day"


E hoje, depois de ter passado a mais um exame, fui combater um fogo (situações fáceis)!

Um dia diferente e hoje mereço terminar o dia com um filme para relaxar!

Próximo Exame: Segunda-feira


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Walking in Doha...

Hoje de manhã acordei e fui ao Ginásio do meu prédio, fazer aquilo a que me andava a propor há alguns dias, exercício físico!
Uma manhã sem ter que estudar e 1h10 de exercício, tive a sensação que nasci de novo!
Tarde de treino (mental desta feita) e a percepção que vem aí mais uma fase complicada... Saber os textos "word-by-word"! Nesta altura é que percebo que se tivesse estudado representação tinha uma técnica apuradíssima que seria de bom proveito!! Mas não tenho... há que dobrar o esforço!
Para quebrar a rotina, o treino terminou mais cedo e chegar a casa às 19h é um presente que não se desperdiça, por isso troquei a roupa por algo mais casual, aproveitei o taxi da minha housemate e pedi ao taxista que me levasse ao Corniche.
Ao chegar ao Museu Islâmico vejo um edifício imenso com um desenho do artista Takashi Murakami, fiquei tão entusiasmada que o taxista perguntou se eu queria ficar por ali.
Respondi que sim... e começou aí a minha caminhada de cerca de 6 km com direito a prémio final: Milkshake de morango (algo raro para mim) e 2 mini samosas de vegetais, mais conhecidas por chamuças :)
Algumas fotos do passeio, que dada a distância inicial dos edifícios dá para perceber a distância que percorri.
Doha by night is really nice for those, who like me, love to walk. Can't wait for the next walk :)


Museum of Islamic Art

Al Fanar Islamic Center-Doha Qatar


Doha by night (close to the Museum)

Realize... Think...

Think
Doha by night #2
After 5 km walking
Doha Office Tower by Jean Nouvel
Agbar's Cousin

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Impressão digital ou "manual"?

Breakfast @ Costa
Hoje, mais uma vez, o dia começou cedo. Às 6h30 acordo, tomo um duche e produzo-me toda para ir tirar impressões digitais!
Procuro o "Mr. ..." que me entrega o passaporte (sim, já não o via há uma semana, quando fui tirar sangue (que ainda está bem visível, em tons arroxeados no meu braço) e fazer os raio-x! Burocracias do Médio Oriente!
É estranho ter o passaporte a circular por aí, por inúmeras mãos, mas nem vale a pena pensar muito.
Dirijo-me à sala 7 e encontro 2 mulheres vestidas de preto, o normal portanto: uma com a cara destapada, a outra só com os olhos visíveis.
Uma delas mandou-me sentar e de repente apercebo-me que a que a que tinha apenas os olhos à vista, gesticulava para o telefone... estava na presença de 2 mulheres surdas! A conversa não terminou sem antes ela virar o telefone para mim, para ME mostrar ao árabe com quem falava. Ele gesticulou algo como um "hello!" e eu fiquei sem saber bem como reagir. Não são coisas que me aconteçam todos os dias...
Depois lá vamos tirar a fotografia (que às 7h da manhã ficou assustadoramente mal) e as impressões das duas mãos, inteiras... Não há margem para dúvida, até pelo canto direito da minha mão esquerda, serei identificada!
Com alguma estranheza denoto o sorrir dela, mesmo sem o ver... as coisas que se apreendem em tão pouco tempo!
Enquanto aguardo a minha colega Coreana na sala de espera, desce um homem com o seu thobe e gutra e fico impressionada com o impacto visual... Uma cara linda, alto, com presença e por instantes esqueço-me que é árabe! Ufa, acho que é o calor que me está a fazer mal!
De seguida fomos ao "COSTA" comprar o pequeno almoço, alegria da minha manhã. Aproveitei para tomar um pequeno almoço continental, Capuccino Costa, com o belo do croissant. De repente senti-me em Portugal, eu sei que o croissant não é algo tipicamente português, mas dado o pão doce que quase todos os dias tenho de comer, este foi o pequeno almoço mais "familiar" que tive desde que cá cheguei.
Agora vou dormir um pouco mais, porque a cabeça pede algum descanso. 
Vamos a ver se ainda consigo acordar a tempo de ir ao ginásio antes do curso... 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Souq Waqif



Middle East Fashion
Poor birds... they are real!!! 
Life is all about this
Le Gourmet, dinner time



terça-feira, 15 de maio de 2012

Doha, one week



Embora me sinta a correr contra o tempo e me sinto "perdida" cada vez que olho para o livro que tenho à minha frente e que tenho que estudar, decidi tirar 10 minutos para fazer aquilo que me têm pedido.
Sim, porque é a força da minha família e amigos que me deixa sempre com o coração cheio e me faz sorrir, "mesmo quando os dias não correm tão bem". Obrigada!!

Por aqui continuam os 40ºC do costume, com o tempo acabamos por nos habituar à temperatura e a usar o belo do blazer ou da echarpe ainda assim. 
Entre o calor e os olhares, prefiro o calor.

Ao fim de uma semana e da correria dos treinos, parece que estou aqui há uma eternidade. Sem falar das saudades de todos, o que me tem feito mais falta é o pão de Portugal... "weird?! might be!! but well..."
Aqui ao redor só encontro pão doce ou com especiarias, porque sim, estou rodeada de indianos e paquistaneses. O prédio onde estou, embora tenha ginásio é numa zona pouco recomendável. 
Bem, mas voltando ao pão, estava já a perder a esperança, quando hoje, numa ida ao Carrefour do Villagio encontro Pão de Portugal!! :) O que quer que seja pareceu-me bem e ainda me soube melhor. 

Villagio em Doha "as nice as it looks"

O shopping é belíssimo, com uma parte só para as grandes marcas como Louis Vuitton, D&G, Prada and so on. É óbvio que nem lá passei... o loja mais cara que pisei foi a MAC para comprar o meu "Dare You"... ossos do novo ofício!



Devido ao grande número de indianos em Doha e especialmente ao volante, a condução daqui faz-me lembrar a Índia, embora nunca lá tenha ido! Aquela sensação, "já vi isto em algum lado", persegue-me! Faz-me questionar a minha capacidade de um dia conduzir por esta bandas, mas eis que já pude testar o meu sentido de orientação nesta fantástica cidade.
Saio eu do Villagio, com vários sacos de compras que incluiam este vestido a que não consegui resistir e aparece-me um Karwa (taxi).

Ele ajuda-me com os sacos e digo-lhe logo o endereço, ele faz que sim com a cabeça, dando-me a entender que sabia perfeitamente. Antes de ele arrancar digo-lhe que não pago mais de 30QR ao que ele acede e lá vamos nós.
A certa altura reparo que ele devia ter virado num semáforo que me era familiar e nesse momento ele diz-me algo do género "Right, ya!" e gesticula com o braço para a direita e eu "Não, devia ter virado à esquerda." 
Depois vejo outra saída à esquerda e digo-lhe "Pode sair naquela, também vai lá ter". Ele chega-se para esquerda e em vez de seguir à esquerda faz inversão de marcha... 
Começo a ficar sem paciência até que ele me diz "Me, no english!"
Sim, até aí eu já tinha percebido, mas se não sabia a morada e não sabia inglês, qual foi a ideia em ter-me trazido?!
Enfim, disse-lhe para parar e perguntar a alguém porque a certa altura até eu me sentia perdida! Nada!! Ele nem isso percebia, até que lhe berrei "STOP!" e ele lá percebeu! Perguntei a outro árabe que pouco percebia mas que me conseguiu dar a direção pelo menos e fui eu que descobri o caminho para casa.
Parece impossível, que até em Doha e depois de uma semana eu tenha de dar indicações na estrada! LOL
Outra boa notícia foi que a minha outra mala já chegou e já não me sinto tão "despida". Mas nem quero falar do transtorno que tive ontem por causa da dita cuja. Resumindo e concluindo, tudo acabou bem!!

Agora vou estudar, porque por aqui, nos próximos 2 meses é o que se faz de melhor.
Miss you all!!

Nota: desculpem a falta de edição, mas isto tem mesmo de ser corrido. Desculpem também a falta de resposta, mas é mesmo por falta de tempo.

sábado, 12 de maio de 2012

Next to me

"Next to Me" de Emeli Sandé foi a primeira música que me recordo de ter ouvido assim que cheguei a Doha, há uma semana atrás!



"when the skies are grey and all the doors are closing
and the rising pressure makes it hard to breathe
well, all i need is a hand to stop the tears from fallin"

domingo, 6 de maio de 2012

New Life



E foi com esta bolsa da Qatar Airways que tudo começou. Não estaria neste momento a fazer escala em Milão e com destino final em Doha, se não tivesse recebido esta bolsa no Verão passado.
Graças a ti F. a curiosidade pela melhor companhia aérea do Mundo cresceu e candidatei-me às vagas para Cabin Crew em Outubro. Obrigada!

Não voltei a pensar nisso até Fevereiro quando a Qatar me enviou um e-mail para ir ao Open Day no Porto.
Lá fui tirar as fotos que pediam, preparei o CV em Inglês e por curiosidade fui ao Open Day. 
Sempre pensei que não ia passar as fases de selecção até porque, confesso, a curiosidade era maior do que a vontade de ir. 
A apresentação da Companhia vem com todas as restrições do dia-a-dia e a consciência plena que se trata de um país árabe (com todas s restrições que isso implica)
Pois bem, o número "27" foi chamado ata à última etapa! A partir dali era aguardar pelo veredito final durante algumas semanas.
E chegou, 5 semanas depois, com resposta positiva, depois de algumas exigências e da minha teimosia em levar isto até ao fim.
Por essa altura, já estava devidamente informada e sentia que de alguma forma isto me estava destinado.
Fase 2: exames médicos. Outra etapa complicada, com alguns percalços e muita persistência.

E finalmente a resposta em forma de "Get ready, your life is about to change"
3 semanas para passar o trabalho, reuniões, comprar roupa, tratar de documentos e alterações, fazer malas, pensar no que posso trazer e especialmente naquilo que não posso trazer.
De repente estou de malas feitas, deixo a casa onde vivi nos últimos 5 anos e embora a saudade de tudo e de todos seja grande, a vida é feita de desafios!
Ficar na zona de conforto é muito mais fácil do que largar tudo e mergulhar no desconhecido. Mas enfim, esta sou eu, a aventureira!!


E assim começa uma nova fase da minha vida, viagem do Porto para Milão, num Embraer da PGA com turistas brasileiros e em que eu em pé, tocava com a cabeça no teto.


Em Milão, check in de novo, almoço rápido e espera pela próxima partida até ao destino final: Doha.



Enquanto aguardava, lia o texto que e minha sister me tinha escrito e sentia já algumas saudades de casa e daquilo que deixei, mas tive plena consciência que a minha opção foi "mudar de vida" e não voltaria a trás, por isso, senti-me em paz.
No avião percebo que vou ficar ao lado de um árabe e rodeada de outras tantos! Fiquei apreensiva, apenas e só pelo cheiro peculiar do homem que estava mesmo ao meu lado, mas a viagem correu bem e ele foi inclusivamente muito prestativo nas pequenas coisas que eu não consegui fazer à primeira. LOL

Chegada a Doha, o calor foi a primeira coisa que senti, depois entrei no aeroporto e numa imensa sala da imigração tudo em tons claros, com homens usando o seu "thoub". Sem margem para dúvidas, entrei numa outra realidade.
Nenhum dos oficiais de imigração tinha outra roupa e a verdade é que para minha enorme surpresa, fiquei estupefacta por ter olhado para alguns e achá-los mesmo muito bonitos, especialmente o que me atendeu. Confesso que não estava à espera!! Acho que fiquei uns segundos especada a pensar nisso, até que ele me repetiu pela segunda vez para me colocar na posição da foto para verificação do passaporte.
Na verdade, esta foi apenas a primeira vez em que fiquei a pensar nas diferenças.

Imensas mulheres vestidas de negro da cabeça aos pés, inclusive a rapariga que nos levaria a casa mais tarde, ignorando os 32ºC que faziam lá fora às 23h30.

"Welcome to Hell... and Summer  heat hasn't arrived yet!" Nem sei bem o que pensar disto e da descrição do dia em que ela de saltos sentiu o sapato enterrar-se no alcatrão tal era o calor! 

Quando cheguei à minha nova casa, onde viverei com uma Mexicana e uma indiana sentia-me exausta.

Fui tomar um duche e apercebi-me tive outro momento "Welcome to Doha! The city where there's no such thing as cold water during summer" e ainda não é Verão.

Deitei-me às 3h da manhã, não sem antes ouvir a cântico que chama os muçulmanos para orarem na mesquita a essa mesma hora.

----

Acordo às 5h da manhã com a obra em frente a minha casa... tento adormecer de novo e acordo às 9h. 

Confesso que a visão em frente ao meu prédio não é das melhores, mas esta obra faz-me lembrar Portugal. Um trabalha e os outros 3 ficam a olhar no meio daquela poeira...

Depois de conhecer as minhas companheiras de casa, fui ao shopping comprar bens essenciais com uma das minhas novas colegas de turma.

 


O meu primeiro almoço foi no Nando's (City Center Shopping), que como o cartaz indica se intitula português, mas como se pode ver na foto, a comida não parece nem sabe ao "meu país".

Depois de devidamente alimentada, lá fomos ao Carrefour, onde fui assediada por um árabe que queria a toda a força namorar comigo porque, segundo ele, " you are very nice and beautiful". Até que chega a derradeira questão "You don't wanna date me because I'm an Arab or because I'm not handsome?!" I just said "No, it's just because I don't want to, now leave me alone." 
E aprendi a lição, tapar bem os braços pode evitar maiores problemas, embora estivesse de T-Shirt.


Depois de horas nas compras e de ter encontrado já um motorista "particular", estava na hora de descansar.

Os próximos 2 meses não vão ser fáceis.