domingo, 10 de maio de 2009

Depois de passear junto das violetas e sentir os aromas silvestres detive-me na mensagem "Back to the Palace".
Sim, eu também estava de regresso ao Palácio onde tinha visto a exposição Chaplin in Pictures, um local que me traz à memória uns dias bem passados, mas longe de chegar à dimensão deste regresso ali descrito.
Não será fácil explicar aquilo que nos faz apaixonar por uma peça, por um local ou até mesmo por uma pessoa... as palavras não parecem ter uma dimensão certa para tudo aquilo que sentimos cá dentro, aquilo que nos prende, aquilo que nos faz voltar vezes sem conta e nos faz querer sempre mais.
"D-Tales", foi aí que tudo começou... e da 'pequena' certeza que a fotografia nunca seria fiel ao trabalho do artista.
O tempo que ali me detenho a ver uma e outra vez cada quadro; a reparar nos detalhes; a 'discutir' com o Mister e a F. os pormenores; a ler as frases de Fernando Pessoa que também elas têm uma estória nesta homenagem do João Figueiredo a António Quadros, passa a correr e o avançar daquela que seria a hora do almoço não se faz sentir, pois aquilo que alimenta a minha alma se torna deveras importante face a tudo o resto. Aguça-me o apetite e alimenta-me por si só, tentar perceber a história por detrás da história em cada quadro, aqueles detalhes que o João refere como pessoais e que exaltam o mistério que me faz pensar vezes sem conta...
Desta forma consigo ver arcos e setas onde eles nunca existiram, ver harpas onde se encontra apenas tecido e tantas outras coisas que guardei cá dentro, assim como são guardadas as verdadeiras respostas.
A arte, que tem "o objectivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores" cumpriu o seu dever.
Obrigada João por estas horas bem passadas e pela sugestão de almoço que nos deliciou de seguida. Obrigada ao Mister pela sua companhia e à F. pela companhia e paciência com a minha tagarelice :-)
Ficou a faltar a dupla sugestão daquela vista sobre Lisboa, mas será cumprida num dia de sol.

"Só há em mim perguntas sem resposta: Instinto para amar, para durar,
A grande porta abrir-se-á um dia,
E tudo será noite, ou vida, ou luz..."
António Quadros

1 comentário:

PSousa disse...

Lindo, lindo!
Adorei o texto, a visita, a exposição, o artista e a companhia... certa, para momentos como este...

Bj