sexta-feira, 22 de maio de 2009

Prêt-à-Porter

Sexta-feira...estou com um pé no fim de semana e numa experiência nova: teatro ao fim da tarde!
Como gosto destes momentos!!!
Hoje somos 5, porque o horário não é favorável para quem trabalha mais longe (H. da próxima sei que não faltas).
Saímos num trio do trabalho e seguimos em busca do "lanche ou jantar perdido"!
-Mas é rápido, não é? Estamos com pressa! - tenho de ser assertiva senão a sande de leitão só sai quando matarem o porco!
Riem-se os meus 2 companheiros, para mim...

Lá seguimos, levantamos os bilhetes, juntaram-se mais 2 meninas e quando finalmente nos sentamos, todos ouvimos atentamente a explicação de um actor acerca da
Colectânea 2 de Prêt-à-Porter, que está em cena há cerca de 10 anos em S. Paulo, sendo que nesta colectânea, Antunes Filho, reúne os melhores momentos das anteriores.
3 casos, 3 histórias que poderiam estar a acontecer naquele preciso momento em qualquer parte do mundo:

Estrela da Manhã
interpretada por Emerson Danesi e Kaio Pezzutti, conta a história de um transexual no consultório de um cirurgião plástico. A conversa entre os 2 antevê a operação para a colocação de implantes mamários, mas segue muito além daquilo que aparentemente se vê...Segue pelos sonhos perdidos, as noites mal dormidas, as estrelas que não brilharam naquele noite que antecede um dia tão importante e os sentimentos escondidos pela lua... que no final se desvendam!

Bibelô de Estrada
interpretação de Emerson Danesi e Marília Simões.
Um fugitivo num quarto com uma jovem prostituta a quem promete concretizar os sonhos. As músicas da Madonna, o riso fácil, os chupa-chupas, o cheiro a perfume misturado e uma sensação de vazio quando por detrás de todas as máscaras se descobre o próprio eu de que fugimos sempre...e a frase (a memória da M.S.):
"Meus pais me diziam sempre: problemas do passado que não conseguiu resolver e não tem solução, ficam no passado... lá atrás. Senão viram fantasmas!" (verdade sim...)

Poente do Sol Nascente
interpretação Emerson Danesi, Susan Damasceno.
Uma acompanhante num apartamento de encontros furtivos com o seu cliente. Uma dança desconcertada, um silêncio constrangedor, uma conversa casual "Já disse que moro na pensão, né?!", um homem que não vive, mas sobrevive com o lema da "happy family!" e "Tenho de ser o melhor em tudo: o melhor homem, o melhor profissional, o que tem o melhor carro, a melhor casa...", um homem que não sente e que encontra naquela mulher de "ocasião" uma forma de se libertar.

Fiquei sem palavras de tão bom que foi! Aos que me acompanharam, é sempre bom estarmos juntos! A eles... voltem sempre!

1 comentário:

MS disse...

Excelente peça, excelente fim de tarde, excelente companhia ;-)
Ainda bem que estavas lá para apressar a sande senão só chegaríamos a tempo da Colectânea 20 do Prêt-à-Porter... ;-) Diverti-me imenso, quero mais momentos assim! ;-)