quinta-feira, 28 de maio de 2009
Rokia Traoré
Fonte
Descobri este nome ao folhear a revista "Time Out". Fui ao Youtube e pela sonoridade decidi que queria ir vê-la! Já há uns anos tive uma agradável surpresa no Concerto de Putumayo presenting Acoustic Africa na Casa da Música (dos melhores concertos que já vi).
Superei o "trauma" que tinha das cadeiras da sala 2 da Casa da Música e de facto é caso para dizer que não há cadeiras que causem desconforto ao ouvir Rokia Traoré. Além dos excelentes músicos; do "N´Goni"(guitarra maliana); da dança que lhes está no sangue; a energia que encheu aquela sal e a voz que tem o poder de arrepiar, a cantora do Mali que ganhou recentemente o prémio de melhor artista de World Music, é uma pessoa humilde e sonhadora, alguém que fala do sonho que tem para África, que luta e lutará por isso e alguém que dá valor à sua audiência. Uma simpatia que me tocou!
As músicas em bambara (Bamanankan) como “Tounka” que fala da imigração ilegal, “Dounia” que conta a história do Mali ou “Yorodjan” que celebra as festas que se faziam no Mali, transportam África àquela sala... e como é boa e alegre aquela intensidade (impossível de se perceber ao ouvir um CD).
No final a cantora reforçou a ideia de se esquecerem as cadeiras (algo que muitos, inclusive eu, já tinham feito) e foi bonito ver toda a gente de pé a dançar, a celebrar a alegria de existirem artistas tão bons.
This womam is a LADY!!!
Fonte da foto
P.S. - Obrigada Dr. P.C., a Dra. adorou o espectáculo!! :-)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário