sábado, 16 de janeiro de 2010

Buika


Numa das nossas muitas conversas surge o nome, Buika...
Pesquisas, youtube e o ouvido fica sensível e apegado à voz...
Cool Jazz Fest numa quinta-feira... impossível para mim, com grande pena.
Jantar, conversa, a música no iTunes... alguém gosta bastante!!
Prenda de Natal, meia prenda também...
Dia 16 guardado para Air desfaz-se e decido ficar pelo Porto.
Eis que chega a segunda-feira e uma flor escreve-me que "Buika vai estar no CCVF este sábado!"
Começa uma sucessão de acontecimentos: eu em conversa com a primeira pessoa que me falou neste nome, a flor, o dono da prenda e a "miss tanto para fazer, mas ainda há lugar para mais uma coisinha" (só porque é sábado) ficamos com lugar garantido no espaço de 20 minutos em que liguei para o Centro Cultural de Vila Flor e alguém muito simpático me explicou que o ideal seria fazer uma compra online. 5... cabemos num carro!
Mas como à nossa volta existe um número considerável de pessoas que se movem em torno da cultura e somos jás uma espécie de família, uma delas vê um vídeo no FB e decide, "também quero!" e o 5 passa a 6 e depois a 7. Bem no fim, quando já só restavam 17 dos 800 bilhetes disponíveis.
Tarde de chuva, mas a euforia imperava... chegamos cedo e seguimos para o bonito Largo da Oliveira em busca de uma bar giro... a fome já apertava... a sede também!!
Rolhas & Rótulos foi escolhido pelos primeiros a chegar e os restantes também lá pararam por outra coincidência! Crasto, tapas, muita animação, boa conversa, um sítio que se aconselha vivamente... 21h20 seguimos para o bonito CCVF!
Cadeiras confortáveis, lugar estrategicamente escolhido, muito boa companhia...
Ivan "Melon" Lewis abre o espectáculo ao piano, depois entra aquela que nos levou ali, para alguns já conhecida, para outros, apenas uma ou 2 músicas, mas aquela voz não nega... todos percebemos o que ali nos tinha levado, "uma força maior"!
A voz poderosa de Buika, vestida de vermelho, confundiu apenas por no cartaz referir que ia ali apresentar a "Niña de Fuego" e o que mais se ouviu foi "El ultimo trago" trabalho mais recente com Chucho Valdés, mas ninguém se sentiu gorado, excepto pelo grande desejo de se ouvir "Volverás" que não foi cantado! Ela Volverá para nos cantar!
A energia inicial de "Vamos dançar!" deu lugar a um pequeno cochilo da nossa miss que foi diversão geral, extra Buika. Tão linda!
Mais um trago e mais uma canção e Buika foi subindo, deixando-nos cada vez mais rendidos...
Para mim uma noite de felicidade, pois reuni pessoas muito importantes na minha vida, porque finalmente vi Buika e porque aprendi realmente aquilo que havia ouvido na voz forte da Buika.

"al fin la tristeza es la muerte lenta de las simples cosas
y esas cosas simples que quedan doliendo en el corazón

...
que el amor es simple y a las simples cosas las devora el tiempo
"


E ele foi... deixando-me por agora triste e só... ficou alguém que eu não reconhecia, mas que inexplicavelmente amo (dizer o que é melhor torna-se impossível)...talvez o tempo apague a tristeza e corra com a solidão!!

2 comentários:

Muse of Hell disse...

Amei o concerto; obrigada por teres tratado de tudo. O cochilo foi uma vergonha, mas era incontrolável: noite sem dormir; trabalho e Crasto não é fácil.
Muitos beijinhos ;)

Lou Salomé disse...

Não foi nada uma vergonha, foi um momento lindo e nosso, enquadrado na história... teve a sua piada! :-)
Beijinhos e é sempre bom ter-te presente!